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Geral

Como utilizar as redes sociais a favor da empresa

Catho - 13 de setembro de 2015 - 17:00

A internet é hoje um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo, e as redes sociais estão entre os sites mais acessados. Diante deste cenário, é imprescindível às empresas (grandes ou pequenas) estarem presentes no ambiente digital para apresentar e compartilhar seus produtos e serviços.

Não só os profissionais podem se beneficiar das vantagens da internet para impulsionar a carreira. As empresas também podem – e devem – tirar proveito dos recursos disponíveis para gerar oportunidades de marketing e de divulgação da sua identidade.

Afinal, é fato que os consumidores se sentem mais próximos de uma marca quando ela está conectada e se relaciona, interage e demonstra preocupação com a sua opinião. Além do crescimento da popularidade entre o público-alvo, os ganhos se refletirão também na receita da empresa.

Mas não adianta criar um perfil corporativo e não pensar estrategicamente nas ações de relacionamento que serão adotadas. Se a empresa não se mantiver atenta às mídias, não postar conteúdos com frequência e/ou não ficar de olho nas tendências, provavelmente perderá seguidores para o concorrente que atua com mais força ou maior persuasão.

Quer melhorar as práticas da sua empresa nas redes sociais? Confira a seguir algumas dicas do especialista em empreendedorismo e marketing digital, Alan Pakes, sobre como usar bem a internet e as redes sociais para se relacionar e vender.

Planejamento

Crie uma campanha antes de começar a disseminar seu conteúdo e sua marca na internet. Planeje com detalhes e aborde diferentes possibilidades para não ter o risco de se perder. Decida que mensagem vai passar, mas não espere para falar com seus consumidores apenas quando quiser vender.

Postagens

Não agende todos os seus posts, muito menos se eles todos tiverem uma mesma mensagem. As pessoas gostam de saber que existe uma pessoa de verdade do outro lado da tela, então poste alguns conteúdos atuais, notícias e outras coisas que mostrem que você está atento ao que acontece e ao que interessa na vida do seu público.

Relacionamento

Não considere as plataformas sociais um lugar para transformar usuários em consumidores (a menos que você esteja apenas anunciando). Essas redes são ideais para engajamento e para construir confiança. É através delas que você vai mostrar aos seus fãs o que você tem a oferecer e, por isso, deve manter esse relacionamento sempre crescendo.

Presença

Você apenas começará a fazer vendas nas redes sociais se criar um ambiente de relacionamento e confiança para seus fãs/seguidores. As pessoas buscam as redes sociais quando querem saber se um produto é confiável. Uma marca que não atue em nenhuma rede, por melhor que seja, ganha olhares de desconfiança e dúvida.

Lembre-se: Você deve estar presente e dar conteúdo de qualidade aos seus fãs, independentemente de eles comprarem de você hoje ou daqui um ano. Isso fará toda a diferença e te dará não apenas fãs, mas consumidores dispostos a comprarem tudo que você oferecer.

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