Cassilândia, Segunda-feira, 13 de Julho de 2020

Últimas Notícias

29/05/2016 14:00

Cirurgia da próstata: quando ela deve ser feita?

Abc Med

A próstata é uma glândula reprodutiva masculina que produz o fluido que carrega o esperma, situada na base da bexiga. Ela envolve a uretra, tubo final de excreção da urina, que passa por dentro dela. A próstata cresce bastante com o passar da idade, podendo atingir várias vezes seu tamanho inicial. Esse crescimento geralmente causa problemas urinários aos idosos. Quando essa glândula apenas cresce e não sofre mutação nas suas células fala-se de hiperplasia benigna da próstata. Se a próstata cresce para fora, sem comprimir a uretra, não gera sintomas. A glândula também cresce no câncer da próstata, mas nestes casos formam-se nódulos que podem ser notados pelo urologista por meio do toque retal. A incidência do câncer de próstata aumenta muito com a progressão da idade (13% aos 60 anos, 45% aos 80 anos e 100% aos 100 anos).

Quando se deve fazer a cirurgia da próstata?

Consideremos um paciente com hiperplasia benigna da próstata. Nesses casos, a opinião do paciente é muito importante porque ela não ameaça a sua vida, mas o seu conforto, e só exige cirurgia quando as consequências que acarreta se tornam muito incomodativas ou comprometem demais a qualidade de vida da pessoa. A principal consequência dela é que aumenta muito a frequência com que a pessoa tem de urinar, ocasiona alguma dificuldade de urinar, diminui muito a força do jato urinário e a quantidade de urina eliminada a cada vez. Esses sintomas são muito incomodativos, sobretudo à noite, acordando o paciente por diversas vezes durante o sono. Enquanto os sintomas forem menos intensos e não forem sentidos como um incômodo muito grande, a cirurgia não deve ser feita. Algumas medicações, como a finasterida, por exemplo, podem diminuir um pouco o tamanho da próstata. Os bloqueadores alfa-adrenérgicos podem abrir o canal da uretra e por vezes aliviar os sintomas, fazendo com que os pacientes passem a urinar melhor.

Como se processa a cirurgia da próstata?

Nos casos de hiperplasia benigna da próstata a cirurgia é feita por via uretral e chamada de ressecção transuretral de próstata. O cirurgião introduz através da uretra um endoscópio (fino tubo contendo uma câmera de TV na sua extremidade) e retira a porção do tecido prostático que a esteja comprimido. O paciente pode deixar o hospital depois de dois dias, após retirar a sonda que foi colocada na sua uretra, mas no mesmo dia já pode assentar-se e ver televisão, por exemplo. Os receios dos pacientes de que essa cirurgia possa causar impotência sexual e incontinência urinária não têm muito fundamento e ela, na verdade, quase nunca chega a prejudicar a função sexual nem a micção. Recentemente, têm sido tentados outros métodos alternativos para solucionar os problemas causados pela hiperplasia benigna da próstata, como a crioterapia, a aplicação de raios laser e a infiltração da glândula com álcool absoluto, etc., mas essas técnicas ainda não têm um uso extensivo.

Nos casos de câncer de próstata, deve-se procurar saber se o tumor se localiza dentro ou fora da glândula, porque isso fará diferença no tratamento. Se ele é interno pode-se fazer cirurgia, radioterapia ou braquiterapia. Se externo, pode ser tratado com hormônios e optar-se por fazer ou não cirurgia e radioterapia. A cirurgia para o caso - prostatectomia aberta - pode ser feita com anestesia geral ou espinhal e consiste da retirada da próstata, e com ela, do tumor, por meio de uma incisão feita abaixo do umbigo ou no períneo. Nesse caso, o paciente permanece no hospital por quatro ou cinco dias, pelo menos. A radioterapia consiste na aplicação diária, durante seis a sete semanas, de um feixe concentrado de irradiação. É um tratamento mais simples do que a cirurgia, mas os resultados podem não ser tão radicais. A braquiterapia é uma modalidade de radioterapia. Consiste na colocação de agulhas na próstata do paciente, através das quais são implantadas sementes radioativas dentro da glândula.

Como evolui a cirurgia da próstata?

A cirurgia de hiperplasia benigna da próstata geralmente é bem sucedida e definitiva e quase nunca ocorrem complicações.

As recidivas e a necessidade de uma nova cirurgia apenas ocorrem em 4 a 5% dos casos.

A cirurgia de hiperplasia benigna da próstata é segura.

No caso de câncer da próstata, a cirurgia é o método que oferece melhores porcentagens de cura, apesar do risco maior de impotência sexual e de perda involuntária de urina.

Quais são as medidas que em alguns casos podem dispensar ou protelar a cirurgia da próstata?

Urine prontamente, assim que sentir vontade.
Programe suas micções com menores intervalos de tempo, mesmo que não sinta necessidade de urinar.
Urine sempre antes de dormir.
Evite o álcool e a cafeína, sobretudo à noite. Essas substâncias excitam a bexiga.
Divida os líquidos ao longo do dia e não beba uma grande quantidade de uma vez.
Evite tomar líquidos antes de dormir.
Procure reduzir o estresse, porque ele pode levar a uma micção mais frequente.
Use medicamentos, conforme orientação médica.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 13 de Julho de 2020
Domingo, 12 de Julho de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)