Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CENSO: Mais de 96% dos segurados se recensearam

AgPrev - 09 de agosto de 2007 - 15:09

O Ministério da Previdência Social já recenseou um total de 16.573.223 segurados dos 17.197.837 previstos pelo Censo Previdenciário em todo o País. O total de benefícios cancelados direta ou indiretamente pelo Censo é de 511.188 benefícios. A economia anual para os cofres do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já soma um total de R$ 416.998.142,34.

O Censo, iniciado em novembro de 2005, com previsão de término em setembro, foi responsável direto pelo cancelamento de 74.824 benefícios de segurados que não compareceram a uma agência bancária para responder ao censo. Além disso, outros 436.364 benefícios foram cancelados porque motivos diversos, como: morte de segurados e dependentes que chegaram à maioridade, fatos que foram rapidamente comunicados ao INSS, seja pelos familiares seja pelos próprios beneficiários; e, até mesmo por falta de saque.

Faltam se recadastrar 113.426 segurados. Deste total, 35.854 são de benefícios ativos e o restante está suspenso temporariamente porque os segurados ainda estão dentro do prazo de recadastramento nas agências bancárias onde recebem os benefícios ou nas Agências da Previdência Social, caso o prazo de comparecimento ao banco tenha se esgotado. Todos já foram convocados por carta ou edital.

Durante todo o processo do censo, o segurado tinha um prazo de dois meses para se recensear espontaneamente nas agências bancárias. Quando ele não comparecia, era comunicado por cartas e editais de que o benefício seria suspenso a partir do mês seguinte e que ele só voltaria a receber o pagamento se fizesse o censo. Do total recenseado 87% dos segurados atenderam as convocações e se recensearam dentro do prazo previsto. Outros 13% somente realizaram o Censo quando tiveram seu pagamento suspenso/cessado e precisaram ser cientificados de tal fato via carta ou edital.

O objetivo do Censo é atualizar a base de dados de Previdência Social e, como conseqüência, eliminar pagamentos indevidos de benefícios. Para se recadastrar, o segurado precisa ir até a agência bancária onde recebe o benefício com documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

SIGA-NOS NO Google News