Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/03/2016 15:00

“Brecha” na lei liberou procurador de MS para 1ª escalão do governo

Aline dos Santos, Campo Grande News
Procurador, Maluf foi liberado pelo MPE para assumir Sejusp. (Foto: Marcos Ermínio)Procurador, Maluf foi liberado pelo MPE para assumir Sejusp. (Foto: Marcos Ermínio)

Enquanto a Justiça Federal proíbe um procurador de assumir cargo de ministro da Justiça, uma brecha na Constituição Federal foi o caminho para que o procurador Sílvio Maluf, membro do MPE/MS (Ministério Público do Estado), assumisse o comando da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

A situação é complexa do ponto de vista jurídico e depende de qual artigo da constituição é escolhido para tratar o impasse. No caso de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público sustenta a liberação de Maluf para o primeiro escalão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) no inciso IX do artigo 129. O dispositivo autoriza membro do MPE a “exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas”.

Com essa justificativa, o MPE autorizou em 16 de dezembro de 2014 a ida de Maluf para cargo no governo. No caso do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, que é procurador e foi liberado pela MPE da Bahia, a suspensão da nomeação foi sustentada pelo artigo 128. A legislação proíbe que membro do MPE de “exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério”.

O deputado federal Mendonça Filho (DEM/PE) entrou com ação popular contra a nomeação de Lima e Silva na Justiça Federal de Brasília. Ontem, a juíza federal Solange Salgado, da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, deferiu a liminar e suspendeu o decreto que nomeou o ministro.

Conforme a decisão, Lima e Silva pode ser nomeado novamente, contudo, precisa se desligar por exoneração ou, se for o caso, aposentadoria, do cargo que ocupa desde 1991 no Ministério Público da Bahia.

Definitivo – De acordo com o advogado constitucionalista André Borges, o STF (Supremo Tribunal Federal) deve decidir sobre a questão na próxima semana, quando julgará uma arguição de descumprimento de preceito fundamental. A decisão tem efeito vinculante, válida em todo País.

Conforme o advogado, caso o Supremo seja contrário à liberação dos membros do MPE, Maluf deverá deixar o cargo ou se aposentar. “O tema é tecnicamente complexo, mas semana que vem será decidido em definitivo. Para mim, não é possível esse tipo de nomeação, com função comissionada no Executivo”, afirma Borges. A reportagem não conseguiu contato com o secretário Sílvio Maluf.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)