Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/05/2016 14:00

Balanite: o que é? Quais as causas? E os sintomas? Como é diagnosticada?

Abc Med

Balanite é uma inflamação da mucosa que reveste a cabeça do pênis, acompanhada ou não de uma infecção. Quando a pele que recobre a cabeça do pênis também é acometida, usa-se o termo balanopostite.

Quais são as causas da balanite?

As balanites podem ser causadas por fatores irritantes como sabonetes, pomadas ou contato com certos tipos de tecidos, mas frequentemente devem-se a agentes infecciosos como bactérias, vírus e fungos. Esses microrganismos geralmente se associam às células de descamação da cabeça do pênis para formar o esmegma, uma espécie de sebo que funciona como meio de cultura para aqueles germes. Os agentes infecciosos podem ser transmitidos durante relações sexuais ou por higiene precária.

Quais são os principais sinais e sintomas da balanite?

Os homens mais predispostos são aqueles que mantêm relações sexuais desprotegidas, os que têm hábitos precários de higiene, os diabéticos e aqueles com imunodeficiências. A principal manifestação clínica da balanite é inflamação, coceira, vermelhidão, aumento da temperatura local, inchaço e mau cheiro. Podem surgir também ulcerações, feridas e pústulas no local. O câncer de pênis também pode se manifestar na forma de balanite.

Como o médico diagnostica a balanite?

O diagnóstico da balanite é feito a partir dos sintomas referidos pelo paciente e pela inspeção direta. O exame laboratorial de uma amostra do líquido presente nas lesões ajuda a determinar se a inflamação é de causa infecciosa ou não. Uma biópsia de pequena amostra de tecido da ferida, principalmente nos casos em que há ulceração, pode ser conveniente para descartar a possibilidade de câncer do pênis.

Como o médico trata a balanite?

As balanites infecciosas são tratadas com uso de antibióticos e antifúngicos locais e sistêmicos, associados a orientações de higienização adequada. Para erradicar eficientemente a doença é fundamental o tratamento da(o) parceira(o) sexual, para evitar a reinfecção.

A cirurgia de fimose pode ser necessária se o estreitamento do prepúcio impedir a exposição da glande e a higiene adequada do local.

Como prevenir a balanite?

As melhores maneiras de prevenir as balanites são uma boa higiene, com retração da pele do pênis, tratamento da(o) parceira(o) sexual e uso de preservativo nas relações sexuais.
Se a pele retrátil recobrir muito a cabeça do pênis, a circuncisão é uma opção por facilitar a higienização e, assim, proteger o indivíduo contra a balanite, ao facilitar a higienização e evitar o acúmulo do esmegma.
Evitar exposição aos agentes irritantes causadores, como pomadas, sabonetes, etc.
Retrair o prepúcio após urinar e enxugá-lo com papel higiênico.

Quais são as complicações possíveis da balanite?

As principais complicações são fimose devido ao inchaço (estreitamento da pele do pênis de modo a não permitir que exponha a cabeça do pênis), fissura do prepúcio e outras complicações que variam de acordo com a causa da balanite.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)