Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Balanite: o que é? Quais as causas? E os sintomas? Como é diagnosticada?

Abc Med - 30 de maio de 2016 - 14:00

Balanite é uma inflamação da mucosa que reveste a cabeça do pênis, acompanhada ou não de uma infecção. Quando a pele que recobre a cabeça do pênis também é acometida, usa-se o termo balanopostite.

Quais são as causas da balanite?

As balanites podem ser causadas por fatores irritantes como sabonetes, pomadas ou contato com certos tipos de tecidos, mas frequentemente devem-se a agentes infecciosos como bactérias, vírus e fungos. Esses microrganismos geralmente se associam às células de descamação da cabeça do pênis para formar o esmegma, uma espécie de sebo que funciona como meio de cultura para aqueles germes. Os agentes infecciosos podem ser transmitidos durante relações sexuais ou por higiene precária.

Quais são os principais sinais e sintomas da balanite?

Os homens mais predispostos são aqueles que mantêm relações sexuais desprotegidas, os que têm hábitos precários de higiene, os diabéticos e aqueles com imunodeficiências. A principal manifestação clínica da balanite é inflamação, coceira, vermelhidão, aumento da temperatura local, inchaço e mau cheiro. Podem surgir também ulcerações, feridas e pústulas no local. O câncer de pênis também pode se manifestar na forma de balanite.

Como o médico diagnostica a balanite?

O diagnóstico da balanite é feito a partir dos sintomas referidos pelo paciente e pela inspeção direta. O exame laboratorial de uma amostra do líquido presente nas lesões ajuda a determinar se a inflamação é de causa infecciosa ou não. Uma biópsia de pequena amostra de tecido da ferida, principalmente nos casos em que há ulceração, pode ser conveniente para descartar a possibilidade de câncer do pênis.

Como o médico trata a balanite?

As balanites infecciosas são tratadas com uso de antibióticos e antifúngicos locais e sistêmicos, associados a orientações de higienização adequada. Para erradicar eficientemente a doença é fundamental o tratamento da(o) parceira(o) sexual, para evitar a reinfecção.

A cirurgia de fimose pode ser necessária se o estreitamento do prepúcio impedir a exposição da glande e a higiene adequada do local.

Como prevenir a balanite?

As melhores maneiras de prevenir as balanites são uma boa higiene, com retração da pele do pênis, tratamento da(o) parceira(o) sexual e uso de preservativo nas relações sexuais.
Se a pele retrátil recobrir muito a cabeça do pênis, a circuncisão é uma opção por facilitar a higienização e, assim, proteger o indivíduo contra a balanite, ao facilitar a higienização e evitar o acúmulo do esmegma.
Evitar exposição aos agentes irritantes causadores, como pomadas, sabonetes, etc.
Retrair o prepúcio após urinar e enxugá-lo com papel higiênico.

Quais são as complicações possíveis da balanite?

As principais complicações são fimose devido ao inchaço (estreitamento da pele do pênis de modo a não permitir que exponha a cabeça do pênis), fissura do prepúcio e outras complicações que variam de acordo com a causa da balanite.

SIGA-NOS NO Google News