Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Amenorreia: quando ela ocorre? Quais são as causas?

Abc Med - 27 de maio de 2016 - 13:00

Amenorreia é a ausência regular de menstruação. Pode ser primária ou secundária. A amenorreia primária é a ausência da menarca, isto é, da primeira menstruação. A amenorreia secundária se dá por falta de menstruação em mulheres que já apresentaram ciclos menstruais normais anteriormente.

Quais são as causas mais comuns da amenorreia?

As amenorreias podem dever-se a várias causas, tais como:

Uso de medicamentos.
Gravidez.
Tumores.
Estresse, etc.

Em mulheres em idade reprodutiva e com vida sexual ativa a causa mais comum de amenorreia é a gravidez. Mulheres que praticam exercícios exaustivos, que fazem dietas bruscas ou que ingerem hormônios masculinos tendem a ter amenorreia com maior frequência do que outras. Em suma, diversos tipos de causas podem ser considerados:

Amenorreias fisiológicas: ocorrem normalmente durante a gestação, amamentação e menopausa.
Amenorreias anatômicas: devido a uma malformação ou ausência do útero, inativação do endométrio ou do ovário, destruição da mucosa uterina, etc.
Anovulação: por causas psicológicas, pseudociese (gravidez psicológica), anorexia, obesidade, atividade física excessiva, desnutrição, etc.
Síndrome dos ovários policísticos: ocorre ausência de ovulação.
Causas endócrinas: hipotireoidismo, hiperprolactinemia, hiperplasia das suprarrenais.
Falência ovariana prematura: inativação precoce dos ovários, menopausa precoce.
Causas genéticas: disgenesia ovariana, pseudo-hermafroditismo feminino ou masculino, hermafroditismo verdadeiro.

Como os médicos diagnosticam a amenorreia?

Diante da constatação da amenorreia, cabe ao médico determinar a sua natureza, para o quê pode valer-se de alguns exames complementares, tais como teste de gravidez, teste da progesterona, dosagem sanguínea de prolactina, FSH e LH, dosagem de hormônios tireoidianos, ultrassonografia e exame radiológico da sela túrcica.

Como os médicos tratam a amenorreia?

O tratamento das amenorreias depende, antes de tudo, de quais são as suas causas. Em caso de disfunção ou ausência dos ovários ou de menopausa, o tratamento pode ser feito com hormônios. Os tratamentos não hormonais são indicados quando há superprodução de prolactina ou outras causas. Nos casos de amenorreias psíquicas aconselha-se a psicoterapia; nos casos de tumores a cirurgia pode ser necessária; nos casos de obesidade aconselha-se a perda de peso; nas amenorreias de origem central pode-se tentar induzir a ovulação, através de medicamentos. Nos demais casos, menos comuns, cabe ao médico decidir a terapêutica adequada.

SIGA-NOS NO Google News