Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

'Piratas de combustíveis' foram presos após saque em trem da ALL

Chapadense News - 18 de março de 2015 - 08:25

A Polícia Militar de Chapadão do Sul aplicou um duro golpe na comercialização clandestina de óleo diesel que vinha sendo feita ao longos dos anos a mpartir do furto de combustível em trens parados para carga e descaga no Terminal da Ferronorte. Duas pessoas residentes no município estão presas na delegacia de Polícia Militar e cerca de 2,2 mil litros de diesel recuperados pelos PMs e entregues ao delegado. Muitas explicações deverão ser dadas pelos acusados como a rota deste combustível desde o rompimento do lacre do tanque, transporte, armazenamento, compradores e revendedores que formavam uma enorme "cadeia" para a compra e venda de diesel com preços irrisórios.

O furto de diesel em Chapadão do Sul vinha sendo feito ao longo dos anos, causando enormes prejuízos à antiga ALL, “panes secas” em composições com risco de acidentes e alimentando uma gigantesca rede de receptadores. Geralmente uma locomotiva tem dois tanques com capacidade de cerca de 18 mil litros cada. Na madrugada de ontem a Polícia Militar recebeu uma ligação anônima sobre o movimento suspeito de carros saindo da MS-306 e entrando na densa vegetação, em direção aos trens.

Foi montado um cerco naquela região quando surgiu uma Strada com uma carretinha acoplada para carregar os 2,2 mil litros de óleo diesel. A sensação de impunidade era “imensa” ao ponto dos ladrões colocarem um reboque no carro para aumentar a capacidade de transporte do produto. A Polícia Civil e Militar ainda estão trabalhando no caso, mas revelaram que um dos presos é mecânico da própria ALL e tinha informações privilegiadas sobre o movimento de trens, horários e os pontos de parada.

CERCO - A polícia agora sabe que os “Piratas de Combustíveis" estavam infiltrados dentro do Terminal da Ferronorte. Novas prisões poderão ser feitas a qualquer momento em Chapadão do Sul e em outras cidades da região. Em abril do ano passado cerca de cinco mil litros foram furtados numa única noite. Relatos de funcionários confirmam que muitos trens não chegavam no destino porque faltava combustível.

Nesta operação de 2014 quando os piratas perceberam o cerco teve início à intensa perseguição em três veículos estavam no local. Um dos ladrões subiu na composição, rompeu o lacre e enfiou a mangueira para drenar o conteúdo para os galões controlados por um comparsa. Ele ia trocando os recipientes cheios por vazios e armazenando em veículos estrategicamente escondidos no matagal. A SEGUIR mais informações

A chegada da Polícia Militar e seguranças particulares interrompeu o processo, dando início à uma fuga desordenada. Os PMs conseguiram isolar a rota de fuga de um carro e o criminoso teve que fugir a pé. No Uno foram encontrados vários documentos pessoais e equipamentos do proprietário. Apesar da identificação o nome foi mantido em sigilo pela Polícia Militar para não atrapalhar as investigações. Ao lado do carro estava um galão cheio de diesel furtado e a mangueira para tirar o produto do tanque do trem.

SIGA-NOS NO Google News