Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

' Os candidatos e os desafios das pesquisas'

Manoel Afonso - 08 de agosto de 2014 - 15:33

' Os candidatos e os desafios das pesquisas'

Manoel Afonso está publicando a edição 999 de sua coluna .

PESQUISAS Elas dão o tempero a disputa eleitoral e funcionam como uma espécie de bussola aos grupos políticos envolvidos. Evidente, os resultados da amostragem da TV Morena-Ibope não traz grandes novidades, mas não deixa de ser significativa.


PORQUE? Permite ao leitor reperguntar: Delcídio sobe e vence no 1º turno ou sofre desgastes por conta do caso Petrobrás? Nelsinho deslanchará agregando apoiamentos consistentes? Azambuja surfará na onda comandada por Aécio Neves?


QUESTÃO: A postura anti-PT em São Paulo, ganhará dimensões a ponto de irradiar influencias à outros Estados? Na sucessão ao Planalto é possível, mas eleição doméstica é diferente, prevalecem questões que dizem respeito mais ao seu povo.


A INTERPRETAÇÃO das pesquisas pelos candidatos é otimista. Lembram: “ o horário eleitoral nem começou.” Mas é preciso também levar em conta o fator rejeição, os percalços ao longo da campanha e até a influência da sucessão presidencial.


E MAIS... Não pode passar despercebido o contingente de 55% de pesquisados ( na espontânea) que não escolheram nem um dos nomes apresentados. Portanto há chances de se alterar o quadro final dependendo da decisão futura destes eleitores.


PLANALTO Não é só a forma de administrar o Brasil que decepciona a gente. É também a forma de se fazer oposição, longe do candidato ideal. Daí essa falta de empolgação que reflete em 22% de indecisos e nulos na pesquisa Ibope.


PREVISÕES Não são das melhores no campo econômico social. Observadores comparam a situação do país a uma bomba relógio. Ganhe quem ganhar, terá que fazer mágicas. Agora, quanto às promessas de campanha, ficam para depois.


BERNAL A recente decisão do STJ deixa-o cada vez mais distante da prefeitura da nossa capital. Paralelamente postula o Senado onde aparece nesta pesquisa Ibope logo abaixo de Simone e apostando no crescimento com o horário eleitoral.


ESTRATÉGIA Bernal luta contra o tempo para sustentar juridicamente a candidatura. Aposta que o TSE não consiga pautar seu processo de impugnação até 21de agosto, data máxima prevista para a Corte julgar todos os processos pendentes do país.


A BATALHA Como nos pleitos anteriores o TSE estará atolado de processos para apreciar, mas tende a priorizar os casos de candidaturas ao governo e senado. Caberá à presidência do TSE escolher quais os processos serão julgados inicialmente.


DETALHE Enquanto não se julga no TSE, Bernal tem o direito de integrar a urna eleitoral do TRE. Se desfavorável a decisão, mas só após o preparo das urnas, sua fotografia permanecerá, mas constando o nome do seu candidato substituto.


EXPLICANDO: Vão para as urnas, até a data da preparação oficial pelo TRE, o candidato com registro deferido, o deferido com recurso, o indeferido com recurso, o cassado com recurso e o substituto majoritário pendente de julgamento.


TIRO NO PÉ Se as pesquisas dizem que os jovens não estão interessados em debater as eleições, eles estão sendo excluídos das mensagens e programas dos candidatos. É aquela velha história, eles reclamam, reclamam, mas não participam.


COMPARANDO Proposta eleitoral é igual propaganda comercial: ambas miram o seu público com potencial de consumir. Se o grosso do eleitorado tem entre 27 e 40 anos, produz e tem família, é esse grupo que irá merecer atenção dos candidatos.


TELEVISÃO Também para o horário eleitoral é válida a teoria de que na telinha o feio fica mais feio, enquanto a beleza é realçada. A junção dos fatores simpatia e emoção, aliada a capacidade de despertar a confiança podem virar o jogo.


MILAGRES Já notaram? Graças aos recursos digitais, as fotos dos candidatos tem efeitos rejuvenescedores: Pele lisa sem manchas, dentes alvos. Mas na TV. apesar da maquiagem, as lentes de aumento das câmeras e os holofotes mostram tudo.


ALÍVIO Esse é o clima entre os contabilistas após as medida do prefeito Olarte para destravar o atendimento na prefeitura da capital. Contabilistas e prefeito debateram por duas horas essa relação na busca de medidas práticas e sem ônus maiores.


EXEMPLO Quem precisa de ‘habite-se’ ou alvará está investindo e gerando empregos e renda na construção civil. Não pode ser vítima pela troca do diretor do departamento, substituído por outro sem preparo, apenas por motivo ou capricho político.


EQUILÍBRIO É a grande mudança na prefeitura da capital, com a instabilidade dando lugar ao diálogo e a participação efetiva de grupos políticas. O prefeito vai assim impondo sua marca, agregando prestígio e lapidando sua liderança crescente.


‘INTELIGENTES’ Como conquistar votos em Campo Grande sem riscos perante a Lei? Muitos candidatos devem repetir o sucesso da formula adotada no pleito anterior. Claro, além de dinheiro é preciso ter gente para montar todo o esquema.


SEGREDO-1 Caberá ao coordenador de cada região contratar líderes de bairros e de grandes famílias para a missão de ‘ativistas’. A média salarial é de R$500,00 mensais sem compromisso de horário ou agenda diária. Basta estar ‘à disposição’.


SEGREDO-2 Ativistas não seguram bandeiras nas ruas. Apenas visitam amigos para levá-los a participar de reunião com os candidatos. Descompromissados politicamente, muitos oriundos de outras regiões do país, esses eleitores acabam seduzidos.


“Nada é tão admirável em política quanto a memória curta.” ( John K. Galbraith)

SIGA-NOS NO Google News